Eventos acontecerão em Itu, Tatuí e Sorocaba nos dias 21, 22 e 23 de março

A Região Metropolitana de Sorocaba realizará na próxima semana, de segunda (21/3) a quarta-feira (23/3), novas audiências públicas que irão contribuir para a elaboração da proposta do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado. O PDUI será encaminhado à deliberação da Assembleia Legislativa estadual ainda neste primeiro semestre.

“O PDUI é um instrumento de planejamento regional que permite a participação e a integração entre as prefeituras, câmaras, empresariado e população de toda a região”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi. “É a partir dessa participação de todos os setores da sociedade que o desenvolvimento local pode ser não apenas planejado, mas atingir os resultados desejados com a fiscalização e a cobrança da população”, completou.

As audiências começam na próxima segunda-feira, 21 de março, em Itu; na terça, 22, em Tatuí; e, na quarta-feira, 23, em Sorocaba. Todas serão transmitidas ao vivo pelo canal da Secretaria de Desenvolvimento Regional.

A Região Metropolitana de Sorocaba é composta por 27 municípios. Destes, a sub-região de Itu reúne os municípios de Alumínio, Araçariguama, Ibiúna, Itu, Mairinque, Porto Feliz, Salto e São Roque.

A sub-região de Tatuí abrange os municípios Alambari, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Jumirim, Sarapuí, Tatuí, Tietê e Itapetininga.

Os municípios de Araçoiaba da Serra, Iperó, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Sorocaba, Tapiraí e Votorantim compõem a sub-região de Sorocaba.

A plataforma digital do PDUI de Sorocaba contém o Caderno de Insumos para Estimular o Debate e está aberta para o recebimento de propostas ao plano pela comunidade regional. O caderno apresenta uma versão de ordenamento territorial e uma representação cartográfica do mapa da proposta preliminar do macrozoneamento regional, com indicação de estratégias de ação metropolitana e de áreas de interesse metropolitano.

Inclui também as propostas preliminares para as Funções Públicas de Interesse Comum, que compõem o conjunto de estruturas e serviços compartilhados públicos pelos municípios que serão aperfeiçoadas com as contribuições enviadas pela plataforma digital e durantes as audiências públicas.

O que é o PDUI

O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) é um instrumento legal de planejamento e gestão metropolitana e regional, definido em 2015 pelo Estatuto da Metrópole (Lei Federal 13.089). Ele estabelece as diretrizes e aponta os meios necessários para orientar ações governamentais e da iniciativa privada em Regiões Metropolitanas (RMs) e Agrupamentos Urbanos (AUs), no que se refere às funções públicas de interesse comum.

Serviço

Assista às audiências públicas ao vivo no canal da Secretaria de Desenvolvimento Regional no Youtube em:
Itu – https://youtu.be/Ou0E6aYPCjc

Tatuí – https://youtu.be/kdDmobkox-U

Sorocaba – https://youtu.be/EfHOc0jcoYA

Acesse o Caderno de Insumos na Plataforma Digital do PDUI da Região Metropolitana de Sorocaba em:

Tatuí – https://youtu.be/kdDmobkox-U

Sorocaba – https://youtu.be/EfHOc0jcoYA

Acesse o Caderno de Insumos na Plataforma Digital do PDUI da Região Metropolitana de Sorocaba em:

https://rms.pdui.sp.gov.br

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Regional