Participaram prefeitos, munícipes e sociedade civil da sub-região de Guaratinguetá

Foi realizada em Guaratinguetá, hoje (1/2), a segunda da série de cinco audiências públicas previstas para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – PDUI da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Presentes prefeitos, vereadores e integrantes da sociedade local e da equipe de assessores técnicos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe, responsável pelos estudos socioeconômicos que integram o caderno de insumos produzido em conjunto com as comunidades locais.

O Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, participou do evento por meio de conexão remota. Ele lembrou que, apesar dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, São Paulo conseguiu avançar no projeto de desenvolvimento regional do estado. Vinholi observou que esse é um trabalho feito a muitas mãos, com a colaboração da Fundação Seade, da Fipe e da equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Regional, “para ouvir a opinião das regiões sobre quais devem ser os nossos rumos”. E acrescentou que “estamos avançando nas questões do fundo de investimentos regionais”. Por fim, Vinholi anunciou que, na próxima quinta-feira, o Vice-Governador Rodrigo Garcia estará em Lorena e Guaratinguetá para fazer importantes entregas.

Estiveram presentes ao evento o Prefeito de Guaratinguetá Marcus Soliva; o Deputado Federal Eduardo Cury; o Deputado Estadual Castelo Branco; o Prefeito de São José do Barreiro e Presidente do Conselho Regional Metropolitano Alexandre de Siqueira Braga; o Vereador em Lorena e Presidente do Parlamento Regional Bruno Camargo; os prefeitos Luiz Carlos de Siqueira (Aparecida do Norte), José Eder (Cunha), Sylvio Ballerini (Lorena), Fernando de Siqueira (Roseira) e Romulo Luszczynski (Piquete); o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Cachoeira Paulista Paulo Orlandeti; o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Potim Waldir da Silva; e o Secretário de Obras da Prefeitura de Canas, Kellermann Silva.

Os professores Marcos Campagnone e Maurício Hoffman, da equipe de consultores da Fipe, apresentaram os dados socioeconômicos constantes na Plataforma Digital do PDUI para esclarecer o público local e estimular o debate.

O que é o PDUI

O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) é um instrumento legal de planejamento e gestão metropolitana e regional, definido em 2015 pelo Estatuto da Metrópole (Lei Federal 13.089). Ele estabelece as diretrizes e aponta os meios necessários para orientar ações governamentais e da iniciativa privada em Regiões Metropolitanas (RMs) e Aglomerações Urbanas (AUs), no que se refere às funções públicas de interesse comum.

Serviço

A audiência foi gravada em duas partes: https://youtu.be/g5XkcnhIBe0 e https://youtu.be/GTHTQkTY2hs

Conheça e envie propostas em https://rmvpln.pdui.sp.gov.br/

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Regional