Última audiência do PDUI de Vale do Paraíba e Litoral Norte acontece nesta sexta-feira em Caraguatatuba

Com a presença de Prefeitos, Secretários Municipais, Vereadores e representantes das entidades da sociedade civil local, e transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria de Desenvolvimento Regional no YouTube, foi realizada hoje, 4/2, a penúltima audiência pública para a apresentação e discussão das propostas que irão compor o caderno de insumos do Plano de Desenvolvimento Regional Integrado da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Em pronunciamento apresentado no início da audiência, o Secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi expôs a importância dada ao planejamento regional pelo Governo do Estado, e conclamou a população a participar das audiências. “O bom vento só ajuda a quem sabe onde quer chegar”, lembrou aos presentes. “O PDUI é fundamental como instrumento de planejamento e São Paulo está fazendo os primeiros do Brasil”, completou.

“Estamos pensando numa agenda comum para todos os municípios do Vale”, afirmou o Deputado Estadual Castelo Branco. “O mesmo fenômeno aconteceu na Califórnia, nos anos 1970, quando várias cidades formaram uma região urbana unificada”, comparou o deputado. “Os prefeitos não conseguem mais resolver isoladamente problemas que são comuns aos 39 municípios, como infraestrutura, segurança e meio ambiente. Precisamos de uma gestão unificada, o projeto está muito bem feito e nós temos que contribuir também”, finalizou.

Maurício Hoffman, economista da Fipe, sublinhou a grande complexidade da região, que possui áreas montanhosas, praias e uma indústria diversificada de alta capacidade tecnológica. “A região [do Vale do Paraíba e Litoral Norte] não apenas é grande, como possui grande complexidade, o que a torna diferente e promissora”, avaliou o economista. “Nós estamos resgatando um anseio nacional, que é planejar a ação pública”, declarou.

Estiveram presentes à abertura da audiência o Secretário de Urbanismo e Sustentabilidade de São José dos Campos, Marcelo Manara; o Deputado Estadual Castelo Branco; os prefeitos Izaias José de Santana (Jacareí), Victor de Cássio Miranda (Paraibuna) e Carlos Alberto de Souza (Jambeiro); o Secretário de Obras Gilberto de Oliveira Pedroso (Igaratá); as vereadoras Dulce Rita Chaves de Andrade Dabkiewicz (São José dos Campos) e Kalisa Teixeira e Silva Monteiro Lobato (Santa Branca); e Clayton Martinelli, Chefe do Gabinete do Prefeito de Caçapava.

O que é o PDUI

O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) é um instrumento legal de planejamento e gestão metropolitana e regional, definido em 2015 pelo Estatuto da Metrópole (Lei Federal 13.089). Ele estabelece as diretrizes e aponta os meios necessários para orientar ações governamentais e da iniciativa privada em Regiões Metropolitanas (RMs) e Aglomerações Urbanas (AUs), no que se refere às funções públicas de interesse comum.

Assista a audiência de São José dos Campos em https://youtu.be/fO-z89msLHo
Conheça e envie propostas em https://rmvpln.pdui.sp.gov.br/
A última audiência da Região Metropolitana do Vale do Paraíba será realizada na sexta-feira, 4 de fevereiro, às 9 horas na Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. Rua Santa Cruz, 396 – Centro, Caraguatatuba
Acompanhe pelo canal da Secretaria de Desenvolvimento Regional em https://youtu.be/C9QivdHPgrc