Ações também integram o programa Viva o Vale, voltado ao desenvolvimento de 17 municípios da região

Em agenda no município de Cruzeiro neste sábado (22/01), o Governador João Doria anunciou investimentos de R$ 87,9 milhões para a infraestrutura urbana de municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte e lançou o edital de obras do Hospital Regional de Cruzeiro.

“Este é um Governo que priorizou duas áreas, entre muitas: a saúde pública e a educação. A decisão de implantar o Hospital Regional de Cruzeiro é técnica, com base na ciência e na medicina. Ele será uma referência no estado de São Paulo, não só no Vale do Paraíba. Na educação, esse investimento é para os planos de educação integrada da região, para mudar a vida das crianças. Sobre obras de infraestrutura urbana, o valor investido aqui hoje é para equipamentos esportivos, ampliação de escolas municipais, asfalto, iluminação pública, acessibilidade”, disse Doria.

Doria autorizou 68 convênios entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional e 31 Prefeituras da região, totalizando o montante de R$ 87,9 milhões em investimentos. Somente os municípios que compõe o programa Viva o Vale, os repasses serão superiores a R$ 12 milhões.

Entre as obras autorizadas estão a construção de Casas da Juventude, Casas da Mulher, Casas SP Afro Brasil, Unidades de Saúde e Centros de Convivência, no âmbito do programa Qualivida, pavimentação de vias de terra, por meio do programa Nossa Rua e diversas outras intervenções em infraestrutura urbana. Todos esses programas são geridos pela SDR.

A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) aguarda as Prefeituras beneficiadas encaminharem os projetos executivos para formalização dos convênios e início das obras.

Hospital Regional de Cruzeiro

O Governador também lançou o edital para contratação das obras do Hospital Regional de Cruzeiro, uma das promessas do Governo de SP, que integram o programa Viva o Vale, lançado em maio de 2021, abrangendo ações voltadas ao desenvolvimento dos 17 municípios das regiões do Vale Histórico e Vale da Fé.

“Esses são recursos que impulsionarão o desenvolvimento econômico, a saúde e a infraestrutura urbana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Também estamos anunciando o edital de obras do Hospital Regional de Cruzeiro, sonho antigo da região e o programa Viva o Vale, passa a impactar diretamente a vida da população das 17 cidades do programa”, exalta o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Viva o Vale

O programa contempla ações para o desenvolvimento regional do Vale Histórico e Vale da Fé em diversas áreas, incluindo infraestrutura, turismo e desenvolvimento econômico, saúde, segurança, habitação e educação. O investimento anunciado nestes 17 municípios será no mínimo R$ 120 milhões, o maior já realizado para a região na história do governo paulista.

A iniciativa foca em planos e projetos que possam contribuir efetivamente para o crescimento econômico e para solucionar as necessidades sociais das regiões.

O Vale da Fé abrange os seguintes municípios: Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Guaratinguetá, Lorena, Piquete, Potim e Roseira. O Vale Histórico inclui Areias, Arapei, Bananal, Cruzeiro, Lavrinhas, Queluz, Silveiras, São José do Barreiro.